psicologia escolar

 

LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA ESCOLAR
http://www.psicologiaescolar.net
 

I – APRESENTAÇÃO
O Laboratório de Psicologia Escolar integra o Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (IP/UnB) desde 1990. 
Suas ações diversificam-se em atividades de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação, assessorias e consultorias. O Laboratório mantém intercâmbio científico com instituições de ensino superior e de pesquisa (nacionais e internacionais), além de contar com a cooperação acadêmica externa de vários professores.
Desde 2004, o Laboratório é coordenado pela professora Claisy Maria Marinho-Araujo.

II - DOCENTES

As docentes que compõem o grupo do Laboratório são pesquisadoras e professoas, nas seguintes categorias:
Claisy Maria Marinho-Araujo (PED, coordenadora), pesquisadora CNPq. Orientadora de Mestrado e Doutorado
Denise de Souza Fleith, (PED), pesquisadora CNPq. Orientadora de Mestrado e Doutorado
Jane Farias Chagas Ferreira (PED), orientadora de Mestrado.
Eunice Maria Lima Soriano de Alencar (PED), pesquisadora colaboradora, pesquisadora CNPq.

III – OBJETIVOS 
Desenvolver atividades de ensino, pesquisa, extensão universitárias; parcerias e convênios nacionais e internacionais; intervenções e consultorias em instituições e órgãos regionais e nacionais; elaboração e implementação de políticas públicas regionais ou nacionais.

IV - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

ENSINO

As professoras do Laboratório de Psicologia Escolar oferecem disciplinas, na graduação e na pós-graduação, vinculadas ao Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) e ao Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PG-PDS) da UnB; estágios curriculares junto às diversas instituições de ensino e na clínica-escola do IP com foco na formação de psicólogos nas áreas de desenvolvimento humano, psicologia escolar, criatividade, superdotação, metodologia de pesquisa e atendimento às queixas escolares.

PESQUISA

As docentes do Laboratório de Psicologia Escolar orientam alunos de iniciação científica, de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado) do PG-PDS, vinculando-se às linhas e grupos de pesquisa abaixo relatados.

TEMAS DE PESQUISA

Processos Educativos e Psicologia Escolar, do Programa de Pós Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, do Instituto de Psicologia. Projetos e temas desenvolvidos:
Processos de desenvolvimento humano, aprendizagens e construção de conhecimento em contextos de educação formal e informal, em suas diversificadas organizações e modalidades.

Questões teórico-conceituais e práticas relativas à Psicologia Escolar.

Formação e atuação do psicólogo escolar.
Psicologia Escolar: pesquisa e intervenção em modalidades e contextos educativos diversificados (Educação Superior, ONGs, Cursos Preparatórios, outros).
Desenvolvimento e avaliação de competências em contextos de formação profissional inicial e continuada.
Desenvolvimento de competências acadêmicas, pessoais e profissionais.
ducação superior: políticas e intervenção.
Políticas do ensino superior e programas de intervenção psicológica.
Avaliação institucional na educação superior.
Avaliação educacional nas diversas modalidades de ensino.
Avaliação Educacional: sistemas, programas e processos. 
Construção de instrumentos avaliativos.
Fatores que se associam à superdotação, expertise e produção criativa superior.
Processos criativos nos contextos educacional e das organizações.
Criatividade e desenvolvimento humano.
Políticas educacionais e Psicologia.
Articulações entre Psicologia e Educação na formação de professores e demais profissionais que atuam no contexto educativo.
Questões teórico-conceituais e práticas relativas à articulação entre os campos da Educação, da Psicologia Escolar e da Psicologia do Desenvolvimento.
Desenvolvimento Humano, Interações Homem-Máquina e Virtualidade.

GRUPOS DE PESQUISA
Grupos de Pesquisa do CNPq, consolidados e certificados pela instituição: Educação e Inclusão; Criatividade, Superdotação e Desenvolvimento Humano; Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida. 
Grupo de Trabalho Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP.

Intercâmbios internacionais

Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES) – Portugal.
Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas.

Universidade do Minho – Braga, Portugal.

Pesquisadores/professores: 
Leandro Almeida (Universidade do Minho - Portugal)
Alberto Amaral (Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior - CIPES) – Portugal
Diana Dias (Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior - CIPES) – Portugal
Prof. Dr. Joseph Renzulli & Profa. Dra Sally Reis (University of Connecticut) – Estados Unidos
Rui Lima (Universidade do Minho - Portugal)
Sheyla Blumen (Pontifícia Universidade Católica do Peru)
Ema Oliveira (Universidade da Beira Interior) – Portugal
Profa Dra Sara Ibérico Nogueira (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias) - Portugal
Mauro Luiz Rabelo (UnB/MAT)
Marlis Morosini Polidori (UFRGS, IPA) 
Gladys Beatriz Barreyro (USP)
Raquel de Souza Lobo Guzzo (PUC-Campinas)
Sônia Sampaio (UFBA)
Virgínia Dazanni (UFBA)
Profa Dra Vanessa Tentes (UCB)

EXTENSÃO

O Laboratório de Psicologia Escolar desenvolve ações junto a profissionais (psicólogos, pedagogos e professores) da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF), oferecendo cursos, assessoria à prática profissional, formação em serviço, estágios por meio dos seguintes Projetos de Extensão de Ação Contínua:
Projeto Permanente de Extensão Integração Universidade/Psicologia Escolar (desde 1995).
Assessoria profissionais SECriança – medidas sócioeducativas (desde 2012).
Serviço de Apoio Psicoeducacional a Pais de Alunos Superdotados e Talentosos (2002/2004/2011).
Cursos de Extensão. 
Assessoria e formação continuada em serviço.
Programa de Desenvolvimento de Habilidades Sociais para Jovens Talentos

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

As docentes do Laboratório de Psicologia Escolar planejaram, coordenaram e desenvolveram os seguintes cursos lato-sensu:
I Curso de Especialização Lato Sensu em Desenvolvimento e Gestão da Educação Profissional.
I Curso de Especialização Lato Sensu em Psicologia Escolar.

DIRETORIAS CIENTÍFICAS

Denise Fleith – Vice Presidente do Comitê Executivo do Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas (World Council for Gifted and Talented Children).

V – FORMAÇÃO EM PÓS-GRADUAÇÃO
As professoras que atuam no Laboratório de Psicologia Escolar têm dezenas de orientações concluídas em diversificadas modalidades de formação: doutorado, mestrado, iniciação científica, especialização Lato Sensu.

VI - INTERCÂMBIOS E CONVÊNIOS DE COOPERAÇÃO
O Laboratório de Psicologia Escolar mantêm intercâmbio científico com diversas instituições, além de contar com a cooperação acadêmica externa de vários pesquisadores e professores:

Intercâmbios nacionais
Ministério da Educação (MEC) 
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação
Secretaria de Estado de Educação de São Paulo
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD)
SENAC – DF
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CAMPINAS
Centro Universitário Metodista IPA - RS
Universidade Católica de Brasília
Universidade Federal da Bahia – UFBA
Universidade São Francisco

VII - CONSULTORIAS
As professoras do Laboratório de Psicologia Escolar atuam em consultorias junto a Organismos Internacionais (ONU/PNUD), Órgãos Governamentais estaduais e federais (MEC, INEP, SEEDF), Instituições Públicas (INSS, Caixa Econômica Federal), Associações Profissionais (Conselho Federal de Psicologia, Conselho Regional de Psicologia) e outras instituições nas seguintes áreas: 
Avaliação da Educação Superior; Educação a distância; Desenvolvimento de Competências na Gestão de Pessoas; Altas Habilidades/Superdotação, Educação Especial; Formação de Psicólogos; Formação Profissional.

VIII - PUBLICAÇÕES e PRODUÇÕES:
Livros, capítulos de livros, artigos em periódicos científicos, participações em comissões editoriais, eventos científicos nacionais e internacionais, material técnico e didático, documentos e referências para políticas públicas locais e nacionais – são algumas das produções e publicações com registro no Currículo Lattes das professoras.

IX - CONTATOS

UnB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Brasília - DF Telefone: (061) 3107.6830.
Claisy Marinho: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Denise Fleith: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Jane Farias Chagas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
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