Ângela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco  (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)  
 
Atua na Linha de Pesquisa ‘Desenvolvimento Humano e Cultura’, com projetos sobre desenvolvimento moral e valores humanos, desconstrução de preconceitos, violência, bullying e promoção da cultura da paz; socialização de crianças e adolescentes, comunicação professor-alunos; desenvolvimento do Self Dialógico. Trabalha na perspectiva da psicologia cultural que enfatiza a sociogênese, o contexto histórico-cultural e o sujeito construtivo. Orienta alunos de Mestrado e Doutorado, e tem publicações, no Brasil e no exterior, particularmente sobre os temas acima mencionados. É Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, tem dois Pós-Doutorados plenos (University of North Carolina e Duke University) e dois de menor período (Clark University e Universidad Autónoma de Madrid). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq por 20 anos, é líder de Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq (Psicologia Cultural-LABMIS) e membro do GT da ANPEPP “Psicologia Dialógica”. Dentre suas publicações destaca-se a organização de quatro livros: “Alterity, values and socialization: Human development within educational contexts” (2018), “Cultural psychology of human values” (2012), “Communication and metacommunication in human development” (2004), e “Diversidade e cultura de paz na escola: uma abordagem sociocultural” (2012).
 

 

 
 

Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Pós-doutorado em Comunicação e Psicologia pela Universidade de Aalborg, na Dinamarca. Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da UnB (2009) e mestre em Comunicação Social pelo Programação de Pós-Graduação em Comunicação da UnB (2001). Professor associado do curso de graduação em Comunicação Organizacional e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da UnB. Orienta pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado sobre criação, circulação e recepção de mensagens com base em abordagens sociais e culturais da criatividade. Coordena o projeto de pesquisa A Importâ ncia da Comunicação para a Emergência e o Desenvolvimento de Novas Ideias, lidera o grupo de pesquisa Criatividade em Comunicação e integra os grupos de pesquisa: Pensamento e Cultura; e Criatividade, Superdotação e Desenvolvimento Humano.Orienta Mestrado.

Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794767D2

Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Asdrubal_Sobrinho

 

 

Claisy Maria Marinho-Araujo ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Psicóloga com mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia e orientadora de mestrado e doutorado do Programa de Pós Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisas e consultorias na interface das áreas da Psicologia e da Educação, com ênfase nos seguintes temas: psicologia escolar, desenvolvimento de competências, formação de psicólogos e professores, avaliação institucional, desenvolvimento e aprendizagem. É bolsista Produtividade CNPq e coordenadora do Laboratório de Psicologia Escola.
 
 
 
 

Denise de Souza Fleith ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Orienta projetos de mestrado e doutorado nas linhas de pesquisa (a) Processos de Desenvolvimento Humano e Cultura e (b) Processos Educativos e Psicologia Escolar do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília. Desenvolve estudos nas áreas de criatividade, superdotação e desenvolvimento de talentos, psicologia escolar e avaliação psicológica. É graduada em Psicologia e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília, e Ph.D em Psicologia Educacional pela University of Connecticut, nos Estados Unidos. Realizou pós-doutorado no National Academy for Gifted and Talented Youth, na Inglaterra, e na Universidade do Minho, em Portugal. É professora titular do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento. Foi professora visitante no Neag Center for Creativity, Gifted Education, and Talent Development na University of Connecticut e realizou estágio sênior na Universidade do Minho. Foi presidente do World Council for Gifted and Talented Children. É pesquisadora 1B do CNPq, membro do comitê executivo do World Council for Gifted and Talented Children, membro do Conselho Técnico-científico da Rede Ciência para Educação (CpE) e líder do grupo de pesquisa Criatividade, Superdotação e Desenvolvimento Humano, cadastrado no CNPq. Orienta Mestrado e Doutorado. Supervisiona Pós-Doutorado.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1547796890753678

Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Denise_Fleith

 

 
Fabricia Teixeira Borges ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1994), mestrado (1997)  e Doutorado (2006) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós doutorado na Universidade Autônoma de Madrid (UAM) como bolsista Capes (2014). Atualmente é professora da Universidade de Brasília, no Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) do Instituto de Psicologia e orienta mestrado e doutorado no PPGPDS. Tem desenvolvido pesquisa no tema de Identidade docente como estética de si, financiada pelo Cnpq. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Construção de self em professores, educação, estética, filmes, fotografia, mulheres e psicologia cultural.
 
 
 
Jane Farias Chagas Ferreira ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade CECAP (2010), Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília (1997) e Bacharelado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de Brasília (1984). É psicopedagoga e especialista em Educação a Distância pelo CETEB/ Universidade Gama Filho (2009, 2010), Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003) e Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília (2008). Foi coordenadora do curso de especialização em Educação Fiscal e Cidadania da ESAF, da Unidade de Apoio aos Professores do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades Superdotação - Naahs/DF e Gerente de Assistência Técnica às Séries Iniciais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Tem prestado consultoria para várias Instituições privadas e públicas entre elas: Senado Federal, UNESCO, CESPE/UnB, ESMAN, Secretarias de Educação Estaduais e Municipais em todo o Brasil. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Tem experiência nas áreas de Educação, Educação a Distância e Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Gestão, Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente com os seguintes temas: educação integral, educação a distância, criatividade, enriquecimento curricular, processos de ensino e de aprendizagem, avaliação institucional e da aprendizagem, modelos educacionais e desenvolvimento de talentos/superdotação. É orientadora de Mestrado.
 
 
Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Possui graduação em Psicologia Ribeirão Prêto pela Universidade de São Paulo (USP), especialização em Psicodrama (Inst. Psicodrama Rib. Preto), especialização em Filosofia da Psicologia e da Psicanálise - Unicamp, Mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e Doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).Realizou Pós Doutorado na Université PARIS 8 e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (PROPED). Realizou Estágio pós-doutoral na UNIVERSIDAD LA SERENA, em La Serena, Chile. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Tem experiência nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e de Filosofia, com ênfase em Ética e Epistemologia. Na graduação, ministra disciplinas e desenvolve estudos em: psicologia do desenvolvimento, formação de professores, criança e infância, educação infantil, ensino de filosofia, filosofia, educação e psicologia, epistemologia da psicologia, psicologia política e Direitos Humanos. No Programa de pós-graduação, Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, ministra a disciplina Psicologia, Epistemologia e Filosofia. Atuou na Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB). Coordena o projeto de Extensão Espaço AION, relacionado a novas práticas filosóficas. Desenvolve o projeto de pesquisa:  Orienta Mestrado e Doutorado no PGPDS... No contexto do CAPES PRINT, cocoordena o projeto "Culturas, transições e dinâmicas de interpretação de si", integrando a UnB, a Universidade de Barcelona, a UNIVALLE (Cali, Colômbia), A Universidad Entre Ríos (Argentina). É coordenadora do Programa de Pós Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde - PGPDS.
 
 
 
 
Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Doutora em Educação PUC-Rio (2000), realizou estágios de pós-doutorado na Clark University, E.U.A (2005), na Universidade Autônoma de Madri (2009) e na PUC-Rio (2015). Cumpriu visita técnica para desenvolvimento de pesquisas na Universidade de Aalborg, Dinamarca (2016). Na Universidade de Brasília, desenvolve projetos de pesquisa em temas do desenvolvimento humano na Adolescência, com trabalhos orientados e publicados sobre desenvolvimento social no contexto urbano, das escolas e instituições do sistema de medidas socioeducativas. Coordena o Grupo de Atenção e Investigação das Adolescências (GAIA) e o Laboratório de Psicologia Cultural (LABMIS). É organizadora da obra “Diversidade e Cultura da Paz na Escola: contribuições da perspectiva sociocultural” (2012), Psicologia dos Processos de Desenvolvimento humano: cultura e educação (2016), além de capítulos em diversas obras. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento. É orientadora de Mestrado e Doutorado no PPGPDS. É pesquisadora produtividade do CNPq.
 
 
 
 

Maristela Rossato ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

É Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2009), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Especialista em Deficiência Intelectual e em Psicopedagogia Institucional.  Possui mais de 20 anos de atuação no Ensino Superior, tendo atuado também, como docente, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Atualmente é professora Adjunta do Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento. Membro da Linha de Pesquisa Processos de Desenvolvimento e Cultura.  É líder do Grupo de Pesquisa "Desenvolvimento subjetivo em contextos de ensino e aprendizagem escolar" e membro do grupo “Processos de Escolarização, Prática Pedagógica e Desenvolvimento da Subjetividade na Educação”, ambos do CNPQ. É coordenadora do GT da ANPEPP “Aprendizagem, Ensino e Subjetividade”. Suas produções e orientações são fundamentalmente ancoradas nos pressupostos da Teoria da Subjetividade - na perspectiva histórico-cultural  - e na Epistemologia Qualitativa desenvolvidas por González Rey, entre outras, abordando temas como: desenvolvimento da subjetividade, processos de ensino e aprendizagem, dificuldades de aprendizagem escolar, formação de professores, TICs, educação a distância. É orientadora de Mestrado e Doutorado. Supervisiona Pós-Doutorado.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/1176973969163606

Scholar Googlehttps://scholar.google.com.br/citations?user=lWpnH3OiblsC&hl=pt-BR

ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-6457-9005

 
Regina Lucia Sucupira Pedroza ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Possui graduação em Psicologia e Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília; mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília; Pós Doc em Educação na Universidade Paris V.  Atualmente é professora adjunto da Universidade de Brasília, no Instituto de Psicologia e atua nos programas de Pós graduação em Processos de Desenvolvimento Humano, orientando mestrado e doutorado e do Direitos Humanos e Cidadania, no mestrado. Tem experiência na área de Psicologia e interface com a educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, desenvolvimento humano em diferentes contextos sociais, formação de professor, formação de educadores para educação em direitos humanos, formação da personalidade, o brincar no desenvolvimento humano, psicanálise e psicologia do esporte.
 
 
 
 
Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
 
 

 

Silviane Barbato (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

Silviane Bonaccorsi Barbato é Professora Associada do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. É líder do Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura e desenvolve projetos na linha de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Cultura sobre: convencionalização e dinâmicas dialógicas mediadas por tecnologias digitais; e narrativas e explicações nas interpretações de si em processos de transição. Orienta IC, Mestrado e Doutorado. Supervisiona Pós-Doutorado.

Silviane Bonaccorsi Barbato is associate professor at the Department of Developmental and Educational Psychology, Universidade de Brasília, Brazil. She is currently the leader of the Thinking and Culture Research Group that develop studies on Culture, self and discourse and Educational processes and production of identity mediated by new technologies. She is now associate editor for Psicologia: Teoria e Pesquisa and Book Editor for Dialogic Pedagogy Journal. Her publications are oriented to the study of the dynamics of self interpretation and processes of identification in experiences of transition.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8809856521908528

brasilia.academia.edu/silvianebarbato

https://www.researchgate.net/profile/Silviane_Barbato

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2829-3282

 
 
 

Wilsa Maria Ramos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Pós-doutorado em Psicologia com bolsa financiada pela Fundação Carolina, ES, realizada na Universitat de Barcelona, na equipe do professor Dr. César Coll, grupo GRINTIE. Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005), sendo parte desse realizado na UNED-ES, financiado pelo Programa Alban. Mestrado em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Professora Adjunta II da Universidade de Brasília. De 2013 a 2017, exerceu o cargo de direção do Centro de Educação a Distância da UnB. Implementou o programa Universidade Aberta do Brasil na UnB durante 4 anos e meio (2007 a 2011) em distintas funções de coordenação. Orientação de alunos da especialização em EaD da UnB. Tem experiência na área de Educação a distância no planejamento e organização da produção de materiais para programas do MEC, tais como o Proformação e Gestar. Publicações na área de EaD, educação online etc. Tem pesquisado, principalmente, sobre os seguintes temas na área de EaD: Evasão e permanência em cursos online, perfis e padrões de participação em cursos online. No campo da psicologia do desenvolvimento humano tem pesquisado as populações em situações de vulnerabilidades, tais como jovens do sistema socioeducacional e a população em situação de rua. No pós-doutorado realizado no período de 2017 a 2018, nas Universidades de UFRGS e na UB (Universitat de Barcelona) realizou pesquisa sobre Sentidos de aprender em comunidades de ensino híbrido: uma construção-interpretativa narrativa de estudantes de licenciatura. Orienta IC e Mestrado.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8051093143222873

https://brasilia.academia.edu/WilsaRamos