Ângela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco  (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)  

Atua na Linha de Pesquisa ‘Desenvolvimento Humano e Cultura’, com projetos sobre desenvolvimento moral e valores humanos, desconstrução de preconceitos, violência, bullying e promoção da cultura da paz; socialização de crianças e adolescentes, comunicação professor-alunos; desenvolvimento do Self Dialógico. Trabalha na perspectiva da psicologia cultural que enfatiza a sociogênese, o contexto histórico-cultural e o sujeito construtivo. Orienta alunos de Mestrado e Doutorado, e tem publicações, no Brasil e no exterior, particularmente sobre os temas acima mencionados. É Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, tem dois Pós-Doutorados plenos (University of North Carolina e Duke University) e dois de menor período (Clark University e Universidad Autónoma de Madrid). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq por 20 anos, é líder de Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq (Psicologia Cultural-LABMIS) e membro do GT da ANPEPP “Psicologia Dialógica”. Dentre suas publicações destaca-se a organização de quatro livros: “Alterity, values and socialization: Human development within educational contexts” (2018), “Cultural psychology of human values” (2012), “Communication and metacommunication in human development” (2004), e “Diversidade e cultura de paz na escola: uma abordagem sociocultural” (2012). 

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Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Pós-doutorado em Comunicação e Psicologia pela Universidade de Aalborg, na Dinamarca. Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da UnB. Mestre em Comunicação Social pelo Programação de Pós-Graduação em Comunicação da UnB. Professor associado do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) e do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento e Educação (PGPDE) do Instituto de Psicologia da UnB. Experiência com criatividade, criação e análise da linguagem. Com base na Psicologia Sociocultural, pesquisou: como a juventude se torna um importante valor para a Publicidade; sobre a criatividade nas rotinas de trabalho de criação de campanhas publicitárias; e, com o apoio da Capes e da Fapitec (Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológic a do Est ado do Sergipe), sobre práticas educacionais no ensino superior e criatividade, considerando a influência de variáveis ambientais. O atual interesse é na interdependência entre processos de criação e comunicação no contexto educacional e no ambiente de trabalho. Coordena o projeto de pesquisa A Importância da Comunicação para a Emergência e o Desenvolvimento de Novas Ideias, lidera o grupo de pesquisa Criatividade em Comunicação e integra os grupos de pesquisa: Pensamento e Cultura; e Criatividade, Superdotação e Desenvolvimento Humano.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794767D2
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3213-4498  
Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Asdrubal_Sobrinho
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/asdrúbal-sobrinho-5ab9811b/

 

 

Claisy Maria Marinho-Araujo ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Psicóloga com mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia. Orienta PIBIC, Mestrado, Doutorado e supervisiona pós-doutorado. Pós-doutorados e estágio sênior na Universidade do Minho, Portugal. Consultora do MEC e do INEP para temas relacionados à avaliação da educação superior (SINAES e ENADE). Avaliadora na CAPES da comissão de Avaliação Quadrienal e APCN dos programas de pós Graduação stricto senso acadêmicos e profissionais da área de Psicologia. Coordenadora do GT de Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP. Líder de Grupo de Pesquisa CNPq. Coordenadora do Programa de pós graduação Processos de Desenvolvimento e Escolar. Parecerista de periódicos nacionais, internacionais e de agências de fomento. Tem intercâmbios internacionais com a Universidade do Minho, Universidade do Porto e Cipes, em Portugal. Consultora no Conselho Federal de Psicologia. Assessora a área de Psicologia Escolar na Secretaria de Educação do DF. Desenvolve pesquisas na interface das áreas da Psicologia e da Educação, com ênfase em psicologia escolar, psicologia do desenvolvimento, ensino superior, desenvolvimento e avaliação de competências, avaliação educacional, formação de psicólogos e professores, processos de desenvolvimento e aprendizagem. É bolsista Produtividade CNPq

Currículo Lattes

 

 

Denise de Souza Fleith ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Orienta projetos de mestrado e doutorado nas linhas de pesquisa (a) Processos de Desenvolvimento Humano e Cultura e (b) Processos Educativos e Psicologia Escolar do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília. Desenvolve estudos nas áreas de criatividade, superdotação e desenvolvimento de talentos, psicologia escolar e avaliação psicológica. É graduada em Psicologia e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília, e Ph.D em Psicologia Educacional pela University of Connecticut, nos Estados Unidos. Realizou pós-doutorado no National Academy for Gifted and Talented Youth, na Inglaterra, e na Universidade do Minho, em Portugal. É professora titular do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento. Foi professora visitante no Neag Center for Creativity, Gifted Education, and Talent Development na University of Connecticut e realizou estágio sênior na Universidade do Minho. Foi presidente do World Council for Gifted and Talented Children. É pesquisadora 1B do CNPq, membro do comitê executivo do World Council for Gifted and Talented Children, membro do Conselho Técnico-científico da Rede Ciência para Educação (CpE) e líder do grupo de pesquisa Criatividade, Superdotação e Desenvolvimento Humano, cadastrado no CNPq. Orienta Mestrado e Doutorado. Supervisiona Pós-Doutorado.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1547796890753678

Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Denise_Fleith

 

 

Fabricia Teixeira Borges ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)


Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1994), mestrado (1997)  e Doutorado (2006) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós doutorado na Universidade Autônoma de Madrid (UAM) como bolsista Capes (2014). Atualmente é professora da Universidade de Brasília, no Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) do Instituto de Psicologia e orienta mestrado e doutorado no PPGPDS. Tem desenvolvido pesquisa no tema de Identidade docente como estética de si, financiada pelo Cnpq. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Construção de self em professores, educação, estética, filmes, fotografia, mulheres e psicologia cultural.

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Gabriela Sousa de Melo Mieto (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Professora Adjunta IV do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) do Instituto de Psicologia da UnB. Psicóloga pela UNESP/Bauru, Mestre em Psicologia e Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (IP/UnB), concluiu Pós-Doutorado na Universidad Autónoma de Madrid, sob supervisão da Profa. Cintia Rodriguez (Facultad de Psicologia). Membro do Laboratório ÁGORA PSYCHÉ (IP/UnB) e dos Grupos de Pesquisa GPPCult (CNPq) e DETEDUCA (Desarrollo Temprano y Educación - Universidad Autónoma de Madrid). Coordenou o CAEP, Serviço-Escola do IP/ UnB (julho/2015 a outubro/2016). A experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento enfatiza o interesse pelas crianças na primeira infância (0-6 anos) e processos de inclusão de pessoas com deficiência intelectual em contextos escolares, laborais e culturais. Professora credenciada do PGPDS (PED/IP/UnB), Membro da equipe de trabalho do Projeto "Processos de Formação Profissional inicial e continuada: trajetórias de aprendizagem e desenvolvimento e produção de metodologias para novas formas de conhecer e atuar" (Capes Print). Fundou e coordenou o PEAC "Mãos que Cuidam: enlaces entre pessoas e acervos" (2016/2017). Coordenadora substituta do Projeto de Extensão "Livros Abertos: aqui todos contam!", criado pela Profa. Eileen Flores (PPB/IP/UnB) e do Programa de Desenvolvimento de Habilidades Sociais para Jovens Talentosos, criado pela Profa. Jane Farias Chagas Ferreira (PED/IP/UnB). Foi professora de Psicologia (SEDF) entre 2000 e 2012. Mãe de uma filha, esteve em licença-maternidade em 2012. É pesquisadora de plano de trabalho Processos de Formação Profissional inicial e continuada no PrInt/UnB. Orienta Iniciação Científica e Mestrado Acadêmico e supervisiona estágios em psicologia (licenciatura, bacharel e formação de psicólogos).

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3849155640006881

 

Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 
Psicóloga, Neuropsicóloga e Docente. Possui graduação em Licenciatura Plena (2004) e Formação em Psicologia(2005) pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Neuropsicologia pelo IPAF (2007). Mestre em Cognição e Neurociências pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília(2010). Doutora em Cognição e Neurociências do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília (2014). Realizou seu estágio sanduíche do doutorado no "Centre de Recherche D´Institu tUniversitaire de Gériatrie de Montréal" na Université de Montréal, CANADÁ. Atualmente é Professora no Instituto de Psicologia, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (PGPDE) pela Universidade de Brasília e colaboradora no Programa de Pós-graduação em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília. Líder do grupo Neurociências e Cognição em idosos - NeuroCog-Idoso pelo CNPq, e participante do grupo de Pesquisa Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida - EQUAVI pela UCB, do GT 'Psicologia cognitiva básica e aplicada: intersecções e implicações' da ANPEPP, e do Grupo de Pesquisa Envelhecimento 2.0 (Brasil). Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP. Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG. Membro da Rede de Programas Interdisciplinares em Envelhecimento - REPRINTE. Embaixadora do Aging 2.0,CHAPTER Brasília, Brasil.
Curriculo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7556751200220301

Jane Farias Chagas Ferreira ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)


Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade CECAP (2010), Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília (1997) e Bacharelado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de Brasília (1984). É psicopedagoga e especialista em Educação a Distância pelo CETEB/ Universidade Gama Filho (2009, 2010), Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003) e Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília (2008). Foi coordenadora do curso de especialização em Educação Fiscal e Cidadania da ESAF, da Unidade de Apoio aos Professores do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades Superdotação - Naahs/DF e Gerente de Assistência Técnica às Séries Iniciais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Tem prestado consultoria para várias Instituições privadas e públicas entre elas: Senado Federal, UNESCO, CESPE/UnB, ESMAN, Secretarias de Educação Estaduais e Municipais em todo o Brasil. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Tem experiência nas áreas de Educação, Educação a Distância e Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Gestão, Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente com os seguintes temas: educação integral, educação a distância, criatividade, enriquecimento curricular, processos de ensino e de aprendizagem, avaliação institucional e da aprendizagem, modelos educacionais e desenvolvimento de talentos/superdotação. É orientadora de Mestrado.

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Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Possui graduação em Psicologia Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo (USP), especialização em Psicodrama (Inst. Psicodrama Rib. Preto), especialização em Filosofia da Psicologia e da Psicanálise - Unicamp, Mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e Doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou Pós-Doutorado na Université PARIS 8 e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (PROPED). Realizou Estágio pós-doutoral na UNIVERSIDAD LA SERENA, em La Serena, Chile. Tem experiência nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e de Filosofia, com ênfase em Ética e Epistemologia. Na graduação, ministra disciplinas e desenvolve estudos em: psicologia do desenvolvimento, formação de professores, criança e infância, educação infantil, ensino de filosofia, filosofia, educação e psicologia, epistemologia da psicologia, psicologia política e Direitos Humanos. No Programa de pós-graduação, Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, ministra a disciplina Psicologia, Epistemologia e Filosofia. Atuou na Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB). Coordena o projeto de Extensão Espaço AION, relacionado a novas práticas filosóficas. Desenvolve o projeto de pesquisa:  No contexto do CAPES PRINT, cocoordena o projeto Culturas, transições e dinâmicas de interpretação de si, integrando a UnB, a Universidade de Barcelona, a UNIVALLE (Cali, Colômbia), e Universidad Entre Ríos (Argentina). Orienta Mestrado, Doutorado Sanduíche e Doutorado e Supervisiona Pós-Doutorado.

 

Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)


Doutora em Educação PUC-Rio (2000), realizou estágios de pós-doutorado na Clark University, E.U.A (2005), na Universidade Autônoma de Madri (2009) e na PUC-Rio (2015). Cumpriu visita técnica para desenvolvimento de pesquisas na Universidade de Aalborg, Dinamarca (2016). Na Universidade de Brasília, desenvolve projetos de pesquisa em temas do desenvolvimento humano na Adolescência, com trabalhos orientados e publicados sobre desenvolvimento social no contexto urbano, das escolas e instituições do sistema de medidas socioeducativas. Coordena o Grupo de Atenção e Investigação das Adolescências (GAIA) e o Laboratório de Psicologia Cultural (LABMIS). É organizadora da obra “Diversidade e Cultura da Paz na Escola: contribuições da perspectiva sociocultural” (2012), Psicologia dos Processos de Desenvolvimento humano: cultura e educação (2016), além de capítulos em diversas obras. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento. É orientadora de Mestrado e Doutorado no PPGPDS. É pesquisadora produtividade do CNPq.

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Maristela Rossato ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

É Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2009), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Especialista em Deficiência Intelectual e em Psicopedagogia Institucional.  Possui mais de 20 anos de atuação no Ensino Superior, tendo atuado também, como docente, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Atualmente é professora Adjunta do Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento. Membro da Linha de Pesquisa Processos de Desenvolvimento e Cultura.  É líder do Grupo de Pesquisa "Desenvolvimento subjetivo em contextos de ensino e aprendizagem escolar" e membro do grupo “Processos de Escolarização, Prática Pedagógica e Desenvolvimento da Subjetividade na Educação”, ambos do CNPQ. É coordenadora do GT da ANPEPP “Aprendizagem, Ensino e Subjetividade”. Suas produções e orientações são fundamentalmente ancoradas nos pressupostos da Teoria da Subjetividade - na perspectiva histórico-cultural  - e na Epistemologia Qualitativa desenvolvidas por González Rey, entre outras, abordando temas como: desenvolvimento da subjetividade, processos de ensino e aprendizagem, dificuldades de aprendizagem escolar, formação de professores, TICs, educação a distância. É orientadora de Mestrado e Doutorado. Supervisiona Pós-Doutorado.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/1176973969163606

Scholar Googlehttps://scholar.google.com.br/citations?user=lWpnH3OiblsC&hl=pt-BR

ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-6457-9005

 

 

Mônica Souza Neves Pereira  (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Possui graduação em Pedagogia (1982), mestrado (1996) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2004). Realizou pós-doutorado na Universidade de Aalborg, Dinamarca (2014 e 2017) e na Webster University, Genebra, Suíça (2017). É professora adjunta no Instituto de Psicologia, da Universidade de Brasília, no Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento e no Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde - PGPDS. Atua no ensino, extensão e pesquisa no Laboratório de Psicologia Cultural - LABMIS, compondo um grupo de pesquisa do CNPq nesta área. É membro da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, ABPD e da ALAPSIDE, Red Latinoamericana de Psicología del Desarrollo. Participa do GT Psicologia Dialógica da ANPEPP . Desde 2014 vem colaborando como pesquisadora convidada no International Centre for the Cultural Psychology of Creativity (ICCPC) e no Centre for Culture Psychology, ambos na Universidade de Aalborg - Dinamarca. A partir de 2017 iniciou intercâmbio de pesquisa com a Webster University, Genebra, Suíça, atuando como pesquisadora associada no Webster Center for Creativity and Inovation. Tem interesse em processos de desenvolvimento humano, criatividade e psicologia cultural da educação.

 

 

 

Regina Lucia Sucupira Pedroza ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Possui graduação em Psicologia e Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília; mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília; Pós-Doutorado em Educação na Universidade Paris V.  É professora associada da Universidade de Brasília, no Instituto de Psicologia e atua nos programas de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e na Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania. Tem experiência na área de Psicologia e interface com a educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, desenvolvimento humano em diferentes contextos sociais, formação de professor, formação de educadores para educação em direitos humanos, formação da personalidade, o brincar no desenvolvimento humano, psicanálise e psicologia do esporte. Coordena no PROCAD Amazônia na UnB, é pesquisadora de plano de trabalho Processos de Formação Profissional inicial e continuada no PrInt/UnB. Orienta Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado e supervisiona Pós-Doutorado.

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Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília, Mestrado em Educação pela Michigan State University, no Programa Master of Arts in Literacy Instruction, e Doutorado em Psicologia pelo Programa Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília. Atualmente, é professora adjunta da área de Psicologia da Educação do Departamento de Teoria e Fundamentos, Faculdade de Educação/Universidade de Brasília. Tem experiência docente nos níveis infantil, fundamental e superior, em educação a distância e educação popular. Suas publicações tematizam a interface entre psicologia e educação tanto nas questões do desenvolvimento do educando como na formação de professores. Seus interesses de pesquisa incluem: sociogênese dos processos de aprendizagem e desenvolvimento; escolarização e constituição da subjetividade na infância; desenvolvimento da leitura e escrita; processos formais e informais de avaliação educacional; questões de gênero; estudos do self no contexto das relações interpessoais, cultura e linguagem; ensino bilíngue; educação musical. Participa de grupos e projetos de pesquisa, de ensino e de extensão universitária.

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Silviane Barbato (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

Silviane Bonaccorsi Barbato é Professora Associada do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Coordena o Laboratório de Pesquisa e Inovação Ágora-Psyché. É líder do Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura e desenvolve projetos na linha de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Cultura sobre: convencionalização e dinâmicas dialógicas mediadas por tecnologias digitais; e narrativas e explicações nas interpretações de si em processos de transição. Coordena o Plano de trabalho PrInt/UnB Processos de Formação Profissional inicial e continuada: trajetórias de aprendizagem e desenvolvimento e produção de metodologias para novas formas de conhecere atuar; Coordena o Projeto Mudanças de crenças e valores no enfrentamento de situações emergenciais (COPEI/DPI/UnB); é pesquisadora do PROCAD- Amazônia. Orienta Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Supervisiona Pós-Doutorado.

Silviane Bonaccorsi Barbato is Associate Professor at the Department of School and Developmental Psychology, University of Brasília, Brazil. She currently leads the Psychology in Public Spaces - Ágora Psyché Laboratory which is responsible for the Working Plan on Processes of Professional Education in CAPESPrInt/UnB, and the Thinking and Culture Research Group that develops studies on culture, self and identification. She studies dialogic dynamics in conventionalizations mediated by digital technologies, transition processes in undergraduates´ educational trajectories in the Amazon region (PROCAD/FAPEAM/CAPES) and in the Federal District, Brazil; and Meaning-making dynamics in impact events (COEP/DPI COVID-19 UnB in action). She is Book Editor for Dialogic Pedagogy (DPJ).

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8809856521908528

brasilia.academia.edu/silvianebarbato

https://www.researchgate.net/profile/Silviane_Barbato

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2829-3282

 

 

Wilsa Maria Ramos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Pós-doutorado em Psicologia com bolsa financiada pela Fundação Carolina, ES, realizada na Universitat de Barcelona, na equipe do professor Dr. César Coll, grupo GRINTIE. Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005), sendo parte desse realizado na UNED-ES, financiado pelo Programa Alban. Mestrado em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Professora Adjunta II da Universidade de Brasília. De 2013 a 2017, exerceu o cargo de direção do Centro de Educação a Distância da UnB. Implementou o programa Universidade Aberta do Brasil na UnB durante 4 anos e meio (2007 a 2011) em distintas funções de coordenação. Orientação de alunos da especialização em EaD da UnB. Tem experiência na área de Educação a distância no planejamento e organização da produção de materiais para programas do MEC, tais como o Proformação e Gestar. Publicações na área de EaD, educação online etc. Tem pesquisado, principalmente, sobre os seguintes temas na área de EaD: Evasão e permanência em cursos online, perfis e padrões de participação em cursos online. No campo da psicologia do desenvolvimento humano tem pesquisado as populações em situações de vulnerabilidades, tais como jovens do sistema socioeducacional e a população em situação de rua. No pós-doutorado realizado no período de 2017 a 2018, nas Universidades de UFRGS e na UB (Universitat de Barcelona) realizou pesquisa sobre Sentidos de aprender em comunidades de ensino híbrido: uma construção-interpretativa narrativa de estudantes de licenciatura. É pesquisadora do Plano de Trabalho Processos de Formação Profissional inicial e continuada no CAPES PrInt/UnB. Orienta Iniciação Científica e Mestrado.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8051093143222873

https://brasilia.academia.edu/WilsaRamos