O Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúdefoi criado em 2006 e é um dos quatro programas existentes no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, e disponibiliza os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado.

O Programa se articula verticalmente ao departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, da UnB, e horizontalmente com os Programas de Ciências do Comportamento (PPB), Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PST) e Psicologia Clínica e Cultura (DPC), com os quais integra o Colegiado de Cursos de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da UnB.

A trajetória de interesse do corpo docente e discente, com foco orientado para às áreas de psicologia do desenvolvimento humano e psicologia escolar, está fundada no interesse em estudos em diferentes contextos culturais e educacionais. Ressalta-se os aspectos interdisciplinares e multidisciplinares que sustentam, em forma de mosaico, campos investigativos com uma produção intelectual que abarca epistemologicamente estudos e pesquisas em Psicologia Cultural, Histórico-Cultural e teóricos pós-críticos da contemporaneidade que formam duas linhas de pesquisa: Desenvolvimento Humano e Cultura e Processos Educativos e Psicologia Escolar.

O Programa forma pesquisadores e docente em nível de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado, em dinâmicas que implicam também a formação de jovens cientistas em nível de Graduação e Ensino Médio. Destaca-se a colaboração de colegas e grupos de pesquisade diversas regiões do país assim como em diferentes países.

O Curso de Mestradotem como objetivo enriquecer a formação acadêmica, científica e em docência no ensino superior de graduados em Psicologia e áreas afins.

O Curso de Doutoradotem o objetivo de proporcionar uma sólida formação científica que possibilite o desenvolvimento e produção de pesquisa original, com autonomia, bem como a formação para a docência no ensino superior.

Com a comemoração dos 10 anos, estamos implantando uma nova proposta curricular flexível, proporcionando ao estudante ampla oportunidade de iniciativa na composição de seu programa de estudos com acompanhamento do seu orientador.

Há em nosso programa 4 laboratórios: (1) Psicologia do Conhecimento (COGITO); (2) Psicologia Escolar; (3) Psicologia no Espaço Público e suas Interdisciplinaridades (Ágora-Psyché); (4) Microgênese nas Interações Sociais (LABMIS). Neles se organizam grupos de estudo e de pesquisa.

O Instituto de Psicologia ocupa um espaço amplo no Instituto de Ciências (ICC), na ponta Sul e oferece diferentes espaços de estudo e reuniões. O LAPSIS (Laboratórios Integrados de Pós-Graduação e Pesquisa Experimental em Psicologia com Humanos) é a unidade de coleta de dados experimentais que atende os quatro programas de pós-graduação do Instituto de Psicologia. Este Laboratório foi criado a partir de recursos CT-Infra da FINEP (Editais de 2007 e 2008) e localiza-se no Módulo 2 do ICC.

A Universidade de Brasília, localiza-se no bairro da Asa Norte, em uma ampla cidade universtária que oferece diferentes serviços para alunos, professores e funcionários.